domingo, 2 de janeiro de 2011

Um grande começo de ano!!! Paso LAnin

Um grande começo de ano!!!
Como usar 12 horas para percorrer só 360km!!!


Primeiro de janeiro de 2011! Amanheceu frio e chovendo... Lá pelas 11 a chuva parou e voltei para a estrada, nos dias anteriores o sol abriu por volta das 13:00. Então eu queria estar longe lá pelas 13:00!



Cerca de uns 40 km sul pela autopista, mais um pedágio, e saída para Villarica. Hoje mudamos de direção, agora vamos para leste, ou se quiserem, começo a voltar para casa, em linha reta daria uns 2800 km.  Eu queira mesmo é que as nuvens levantassem, e não chegar em Villarica com o céu cinza, fui a exatos cem ou oitenta km por hora...  As fazendas são lindas, e isto espantou o tédio. Olho na temperatura, assim que o sol começar a esquentar o chão, o ar esquenta, o ponto de orvalho sobe e as nuvens dissipam... Entendeu? Claro que não... O importante é que logo os 17graus se tornaram 18 e 19 e a 20 o céu se abriu... E o Vulcão Villarica apareceu!

el Villarica!!!

Villarica fica à beira de um lago e no começo dos Andes. Na lado oeste do lago fica Villarica, a Leste Pucón, uma estação de esqui importante. E no meio do caminho, pelo sul, fica o Vulcão Villarica.


Antes de chegar à margem do lago, saí por umas estradas pequenas e descobri uma região linda. Voltei para Villarica que é um charme. Se eu tivesse mais de atenção no planejamento da viagem, teria esticado 90 km e passado a noite de ano novo aqui e não em uma modorrenta cidade caipira...  Aprendendo... Comecei minha sabatina de perguntar a todos sobre o que havia de imperdível, Bem... Vamos subir no vulcão?

acima: a entrada do parque; abaixo: rípio, esvasia pneu, asfalto, enche pneu...


São alguns Km. de asfalto até a entrada do parque, mais nove de rípio até o pé do vulcão (1.400m de alt.). Que também é uma estacão de esqui. O Villarica não somente está em atividade, como é o mais ativo da América do sul, sua última erupção foi em 1980 e até hoje se percebe o caminho da lava, as árvores destruídas e se vê fumaça saindo dele... Leegaaalll!!! Será que hoje ele planeja algo de diferente???

è No You tube tem uns vídeos da cratera ativa. Vale a pena procurar.


nnnão ha uma árvore antiga inteira...   ... o vulcão não deixa!


aose percebe claramente o caminho que a lava abriu por aki... sim, a moto está sobre lava fria e fragmentada...   Rarley não chega aki...
AAcima: Mira señor!! el vulcón fuma!!!    Abaixo: I love red lights!!!

Chegando em Pucón surgem duas novidades, a cidade é uma graça e chove demais no caminho para a Argentina. Para enrolar e dar um tempo para a chuva passar eu resolvi procurar por adesivos do tipo “subi no vulcão”, “Venha a Pucon“ ou” Vim pro Chile e não gostei “...  Não encontrei nada, e chegou um momento que eu me senti como turista texano... Parei.



O lugar é lindo, e a tempestade nas montanhas me prendeu um pouco mais por ali...  Perguntando sobre as atividades locais: Só trecking, ver cachoeiras e fazer esportes “radicais” como ficar pendurado numa corda ou subir em árvores (tudo o que fiz na fazenda com os irmãos...). Tem algum autódromo por aqui? Alguém tem um avião de acrobacia?  Nãaaaaaooo tem corrida de superbike??? Vamos embora antes que eu durma...

Non tiene nada a hacer acá? Entonces me voy...

A estrada que liga à argentina é fantástica! De Pucon a Curarreuhe (o local se orgulha de ser a “Nacion Mapuche”... Grande M!). Graças a deus a estrada de Currreurha até a fronteira foi asfaltada ontem! Está tudo zero bala! Mas a chuva ainda forte nas montanhas, olho para aquilo e resolvo para num mercadinho em Cerrurauhe para a tradicional maçã com água...  Por conta de umas questões paralelas, saio de Carreurehua ( num importa como escreve... você entendeu) rapidinho... 

la gran capital Mapuche!!!

esta foto me criou tanto problema....


Na subida para a fronteira, passo pelo Parque Nacional do Lanin, esperava que fossem os últimos 38kmde rípio (explicação para o que é rípio vc encontra no texto do dia 25) morro acima, iniciando a 600m e indo até 1400m. Serrinha danada, mas absurdamente legal, apesar do céu cinza. A chuva que passou deixou o Rípio um pouco mais fácil.


 entrada do Parque Lanin

El vulcón Lanin!!!

acima: Los Mapuches non merecen esto!!!  abaixo: agua transparente e turquesa... sá vendo... quem vem comigo em 2011/12????


Por conta do vai aqui, olha ali, sobe e de desce de vulcão e ficar olhando a chuva passar, cheguei à aduana chilena 15 minutos antes de fechar, fecham as 20:00 e ponto final. Nesta, existem somente três guichês, e o cara demorou uma eternidade para avaliar os documentos da moto, consultou a inspetora e mais umas cinco pessoas, apavorante pensar em voltar, descer todo este rípio e dormir em Cúrrurauheú, a  pujante Capital Mapuche

ah não!!! de novo a aduana chilena!!!  e a bicicleta da Tina:um ano pedalando pelas américas!!!

Acima: Tina trouxe os amigos...  Abaixo: Tudo está sempre bem para Tina

Saí da aduana Chilena as 19:57 para chegar à Argentina 20:04. Entrei e todos me olhando tipo “já cerramos...” daí eu disse: “Graças a diós que jo es salido de Chile!”... Fui recebido como herói!!!

aduana Argentina,Tina e sua bicicleta pela américa... Sai de Chile, vuela a la Argentina!!!
 El vulcón Lunin!!!!!!

a frente... chuva e rípio...


Fim do Rípio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Da aduana Argentina abaixo, pelo parque Lanin, são poucos quilômetros até o asfalto, o bom é chegar à entrada do parque Lanin, e o fim do imprevisível rípio... ...o ruim é ainda ver chuva no vale que leva até Junin de los Andes. Mais uma vez espero para a chuva lá na frente passar, em compensação presencio o mais espetacular por do sol... Terminado o show, sigo para San Martin de Los Andes para três dias pela Patagônia.



Da aduana Argentina abaixo, pelo parque Lanin, são poucos quilômetros até o asfalto, o bom é chegar à entrada do parque Lanin, o ruim é ainda ver chuva no vale que leva até Junin de los Andes. Mais uma vez espero para a chuva lá na frente passar, em compensação presencio o mais espetacular por do sol... Terminado o show, sigo para San Martin de Los Andes para três dias pela Patagônia.

Hoje, domingo, chove muito, o que é bom, tempo para descansar, sossegar um pouco (escrever para o blog...) e curtir o hotel... Se à tarde o tempo abrir, teremos umas imagens fantásticas!!!