quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Fazendo planos de novo!!!


 Agora temos um novo sistema de 
índice para facilitar pesquisas:

Logo à direita voce encontra
um link para o índice por assunto.
                    Experimente!!!     




Bem, aconteceram coisas boas e coisas ruins desde que voltei para casa em março. Surgiu uma excelente oportunidade de trabalho em um projeto maravilhoso... mas tudo caiu por terra depois daquele assunto do Temer versus JBS versus tudo o que esperamos de bom para nosso país. O grande projeto foi colocado definitivamente em suspenso e eu mais uma vez não tenha o que fazer...

Eis que me surge um convite muito interessante para um projeto que começará no final de janeiro de 2018. Então, no final de setembro me vi com disponibilidade para retornar para os Andes antesde 2018. Comecei a planejar tudo de novo, em cima de planilhas de roteiros que já estão prontas há dois ou três anos.

Dentro do projeto de cobrir toda a cordilheira desde o Peru até o cabo Horn, a escolha óbvia foi montar o roteiro para o sul, partindo de Buenos Aires e seguindo até Ushuaia. Desenhar o roteiro foi fácil, verificar as informações mais fácil ainda, durante estes sete anos surgiram vários sites e muita informação sobre condição das estradas...  a coisa está ficando previsível e segura. Muitos amighos meus me ajudando.

Por vários outros motivos, principalmente climáticos, eu quero estar de volta antes da segunda quinzena de dezembro, então comecei a adaptar as planilhas e meu orçamento ainda bem restrito.



















Acima: o caminho manjado até Ushuaia... não ha outra alternativa senão 4 dias rumo sul pela RN3. Mas na volta estou planejando algo diferente, pelo oeste.


Eu jamais faria o roteiro rarleiro de ir com pressa para Ushuaia pelo atlântico e retornar pelo atlântico (Ruta Nacional no. 3). Não é um caminho fácil, aliás é desolado e sem nenhum atrativo. Tenho que homenagear quem o faz naquelas rarleis ruins, estes são bem valentes.

Nem preciso mencionar que minha paixão são a cordilheira e a RN40, não as praias do Atlantico. Portanto o caminho ideal será descer pela Ruta 3 e subir pela 40, encontrando a cordilheira no ponto mais ao sul e acompanhando até um lugar já percorrido, como Bariloche ou San Rafael.

Depois de muita elaboração e consultas o roteiro ficou pronto, com um senão, seriam 26 dias vadiando pelo continente. A coisa custaria caro e eu nunca fiquei tanto tempo fora em uma viagem...


Estou considreando dividir o caminho em duas partes, com mais tempo para aproveitar cada lugar. Ficarão dois trechos com uma linha divisória em Puerto Madryn. Um roteiro ao norte e outro ao sul desta cidade, com tempo para aproveitar a península Valdez e o querido oceano Pacífico.

O problema maior são as vozes que ouço nas noites frias de setembro...  Vozes me chamando...
































Uma Vicunha em algum lugar gelado do altiplano...  a foto não é minha...  pena,



O projeto ainda não está pronto, A Rocinante precisa de uma boa oficina. Vamos planejando... acompanhe!




“A goal without a plan is just a wish.” - Antoine de Saint-Exupéry