sábado, 8 de janeiro de 2011

Distancia esperança!!!

...ou fuga de Choele Choel!
(se pronuncia “ tiôlêtioél”, muito engraçado...)


Acordei cedo e pista!!! Não via a hora de sumir daquele hotel! 

Pelas oito estava na a estrada e às 10:00 estava chegando no Rio Colorado (o legítimo...). Céu com poucas nuvens, frio mas sem vento. Desta vez a estrada bateu o recorde: 174km de reta!

Durante o café da manha, conversando com Argentinos, a recomendação foi de não seguir ao norte até Vila Rosa e depois pela Rn5. Indo via Bahia Blanca,  Mar del Plata ( a praia grande deles!) e depois para capital eu iria andar uns 150km a mais, mas com muito mais segurança e rapidez.

Chega de deserto, depois do Rio Colorado surge este cerrado, depois o rico Pampa 

Como a missão era andar o máximo possível, porque preciso chegar ao porto de BA (1005km) até as 15:00 do dia seguinte, e para que este trecho não se torne uma maratona tipo “ Distancia esperança”, resolvi rever o trajeto e encarar a coisa de maneira mais leve.

Li em vários lugares que  a Patagonia começa (no meu caso termina) no Rio Colorado. Achei papo de richa de vizinhos, uma vez que o rio também é divisa entre as províncias de        e de       .  Olhando no google earth não vi nada de diferente, mesma altitude e mesmo relevo (Tipo mesa de bilhar).

Mas quando se cruza o Rio Colorado (não aceite imitações!) toda a vegetação muda, surge um cerrado com pequenas árvores e muito capim. A tempestade deixou tudo verde, e várias carretas que o vento empurrou para o acostamento! Elas saem da pista, descem o leve barranco após o acostamento e atolam na várzea, depois vem uma turma de caterpillar e tira a carreta intacta. Bem mais civilizado do que acontece em "outros lugares", ou seja: a carreta tomba, bloqueia a pista, demora um dia com a policia interditando tudo e com os manos roubando a carga.

 Parece inglório, mas é melhor do que o que vemos no Brazil...

Outra coisa engraçada, TODOS os motociclistas ficaram hangarados e voltaram para a estrada hoje! O que eu  fiz de amigos nesta manha!!

Bahia Blanca...  ... tirei várias fotos...   ...apaguei todas!

Bahia Blanca consegue ser pior do que Cubatão... de longe!. O porto e terminal petrolífero está cheio de indústrias, refinarias, mocós, caminhões, buracos, favelas e não há nenhuma placa indicativa ou árvore. O lugar fede o que ele produz: amônia (cheiro de xixi), sulfatos (cheiro de peixe podre), refinarias (cheiro de óleo queimado) e muita miséria (cheiro de problemas...)... 

 O Pampa... 

Saindo de lá se entra no rico pampa Argentino: Trigo, Grãos e gado. È época de colheita de trigo, eu eu já tinha sido avisado: Cuidado com maquinas agrícolas na estrada! Bem, eu imaginei uns tratorzinhos, uns Tobatinhas... vejam pelas fotos o que anda pela rodovia... 

Cada vez que eu via um no horizonte, reduzia e ficava esperando a confusão: atraz deles sempre vem um afoito, e como o artista não vê nada, resolve ultrapassar e sempre cria aquelas situações de risco, em vi fácil umas quatro, ainda bem que eu estava longe só assistindo!


Olha o tamanho da encrenca!!!  E sempre com algo no reboque!!!




A última hora antes de Balcarce foi fantástica!  A região é rica e linda, final de tarde, céu azul e sem fazer calor. Já estava ficando cansado, cheguei em Balcarce, que é muito mais arrumada do que eu imaginava, e fui direto ao Museo Fangio. A visita ao museu eu mostro hj a noite!!!



Rarleiros aprendam:

Fui para para tirar umas fotos...    e a moto afundou no  barro...



Primeiro você tira todo o peso dela  Rarleiro, tire todos os cromados e fitinhas de couro... vc consegue sem seu mecanico!!!


 Rarleiros:  Tirem também o casaco de couro com o bordado " Born to be Mild", os óculos de gatinho e o capacete nazista...

 Daí vc vai a caminhando procurando onde o chão está firme, onde há pedras e etc. Rarleiro, será que vc consegue fazer isto sem o seu bando?

Saiba  exatamente por onde vc vai sair. Rarleiro: faça isso sem telefonar para seu motoclube!



Pronto é só recolocar a bagagem!!!  Rarleiro: vc conseguirá recolocar o cromo e o couro, aproveite e coloque também um silenciador!!



Pronto!  Vamos seguir viagem!!  Rarleiro: Cerveja agora não!!  ainda tem estrada pela frente, mesmo que vc só irá por mais 12 km...







Já que está tudo adiado um dia...  vou dormir hoje em Balcarce, lá existe o Museo Juan Manuel Fangio!!!

De lá até o porto do Buquebus são fáceis e rápidos 428km.

O caminho finalmente"  O porto de Bahia Blanca fica bem no meio do caminho!