segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pasos Andinos - um resumo

Já está Funcionando
 o novo sistema de índice para facilitar pesquisas:

Logo à direita voce encontra
um link para o índice por assunto.

               Experimente!!!


Olá!!!  Você que está pesquisando sobre os Andes e encontrou esta postagem, não deixe de escrever um comentário!

Do lado direito superior da tela ha o link para o ìndice. Ha varias passagens que eu tenho certeza de uqe você irá gostar!! 

Um Abraço, Kiko Barros.














Reeditado em dez 2019 

Durante estes oito anos de pesquisa e preparo para as próximas etapas, percebi que meu texto sobre os Pasos estava desatualizado.


Então publico este post para trazer informações mais atuais e melhores. Eu passei somente por quatro destas passagens até agora, e acredito ser importante mostrar aos meus amigos viajantes (a pé, bicicleta, carro, moto ou até de harley) como são as passagens mais difíceis entre Chile e Argentina na parte norte. Leia-se entre a Bolivia e a cidade de Mendoza.

Eu sempre fui fascinado por 
Pasos, são caminhos que cruzam as cordilheiras. Eles geralmente são originários de antigas trilhas indígenas, cortados por ferrovias, percorridos por generais com seus elefantes ou encontrados por pura sorte por conquistadores espanhóis.


Descobri que na parte norte da Argentina central dos Andes são oito principais 
Pasos pelos quais se consegue passar para o Chile.

Listando os Pasos do sul para o norte, de Mendoza até Jujuy (ou Salta):

Paso Cristo Redentor. De Medoza a Santiago (veja capitulo dia 30 de dezembro 2010) é o mais fácil deles, 360 km aprox, sobe até 3.200m . Todo pavimentado é a principal ligação rodoviária nos Andes. Foi meu primeiro contato com a cordilheira central. Saindo de Uspallata segue um magnífico cânion. Ha algumas vilas interessantes com parada e infra para turistas. Passa ao lado do pico Aconcágua onde existe um parque com excelente infra estrutura. A aduana chilena ali é terrível, demorada e burocrática... Gasolina em Uspallata e em Los andes. 

O novo edifício da aduana foi inaugurado no final de 2018. o predio ficou melhor, mas os procedimentos são demorados.

Esta passagem é fácil, existe infra estrutura e  é extremamente bonita!

Clique aqui para minha passagem pelo Cristo Redentor


Ao fundo o Aconcágua! (minha foto - dez 2010)

"Los caracoles": a primeira descida após a aduana chilena. todos passam em dia de sol.. eu peguei chuva e frio. (minha foto - dez 2010) Atenção: "caracoles" é o nome dado a serras, não exclusivamente esta!




- Paso de Agua Negra. De Las Flores 
até Coquimbo (veja post dia 24 fevereiro 2017) – difícil, desafiador, com cerca de 200 km de terra... sobe até 4.700m. Dizem ser o mais bonito deles, eu acho o mais impressionante deles. Fica a 360km aprox. em linha reta ao norte do Paso Cristo Redentor. Uma passagem sem segredos e  sem grandes dificuldades. è ligação entre a Argentina e a Praia de Coquimbo no Chile, portanto o caminho é movimentado.

Boa parte da estrada re pavimentada em um moderno padrão europeu. A aduana fica logo na vila de Las Flores e ha uma gentil Gendarmeria 30km após Las Flores. Em 2017 havia obras pavimentando todo o trecho após a aduana Argentina. O trecho ja na cordilheira, logo após o poste de polícia esta reconstruído em concreto, estrada padrão europa.

Ha gasolina, ótimas pousadas e restaurantes na vila de Las Flores e em Vicuña. 

Para usar este paso, não durma na péssima e cara vila de Rodeo e nem ouse em dormir na medonha posada 50nudos: Show de horror!

Clique aqui para meu dia no Paso Agua Negra






Todos passam por aqui em dias de sol... Eu passei em uma nevasca!  ADOREI!!! mar 2017






- Paso de Pircas Negras. De Vinchina até Copiapó (este eu não conheço) – Pirca, para os Incas, quer dizer uma parede de pedras. O caminho parece fácil para quem anda bem no ripio, sem muitos desafios, quase todo pavimentado no trecho argentino, mas com muitos km sem pavimento nas partes altas. Sobe até 4.300m. Passa por um lindíssimo salar chamado Laguna Negra


Não é muito usado por ser fora de mão para quem vem pelo interior da Argentina. Passei perto de Vinchina em março de 17, o lugar é longe de tudo! A passagem fica a 200km aprox. em linha reta ao norte do Paso Agua Negra.  A coisa entra  no chile via Copiapó por Tierra Amarilla. Se acontecer algo errado ali não há ajuda e também não há aduanas, tornando o caminho inútil. Em janeiro de 2018 a Gendarmeria Nacional Argentina declarava o Paso cerrado por falta de aduanas.



Foto google






















- Paso de San Francisco. De Fiambalá a Copiapó (veja capitulo dia 31 de dezembro 2011, fevereiro de 2017 e o vídeo). Começou a ser asfaltado e retificado em 2011, a obra parou mas o caminho ficou fácil se você se der bem com o ripio... Em 2017 havia coisa de 80km asfaltados entre a aduna Maricunga até o Vulcão Tres Cruces, de lá ate a fronteira (a parte mais alta e linda) estava em ripio incerto com arenales e Calaminas.

Até antes das obras era o mais difícil e desafiador. O Rally Dakkar de 2012 cancelou uma etapa lá por considerar perigoso! 

Sobe até 4.780m e é deslumbrante!!! Passa por lugares ultra exóticos, ao lado do vulcão mais alto do planeta e ainda ativo. 140km aprox. em linha reta ao norte do Paso Pircas Negras. Recomendo!!! Gasolina em Copiapó e Fiambalá, 480km sem gasolina. Ha hospedagem na amigável aduana Argentina e há o hotel Cortaderas (um edificio horrendo, gerido por adolescentes disléxicos, mas em um lugar deslumbrante).

Em Fiambala existe a confortavel Hosteria Municipal.

Em 2019: as obras de pavimentação do trecho entre a aduana de Maricunga e a fronteira com Argentina ficaram prontas em junho 19. Com certeza está asfaltado entre a Laguna Verde e a Aduana, um trecho difícil onde sofri muito. em setembro de 2019 faltavam ser asfaltados os ultimos 12 km entre a lagoa e a fronteira. 


Clique aqui para minha passagem pelo Paso San Franciso

Clique aqui para chegada no Hotel Cortaderas

Clique aqui para o descobrimento da passagem


Minha Rocinante com uma roda no ripio chileno e outra no asfalto Argentino (minha foto jan 2012)

Acima: Passando por Las Barrancas, antes de chegar à laguna Verde. 4.400m de alt aprox. (minha foto jan 2012)



Abaixo: Passando pela linda Laguna Verde, ao fundo o complexo de vulcões NAscimiento.   



Abaixo, em março de 2017 o pórtico do paso estava derrubado... (minha foto mar 2017)

































































































































Acima: Do sul para o norte, o fácil e lindo Paso Cristo Redentor; o Paso Aguas Negras; o Paso Pircas Negras e o monumental Paso San Francisco 


- Paso de Socompa. Na realidade um paso ferroviário,  parte do Ferrocarril  Gen. Belgrano ligando Salta à Antofagasta. O caminho para carros e motos que parte San Antonio de los Cobres segue pela RP27 para o sul até a vila de Tolar Grande. O caminho ja é dificil...  de lá o caminho fica extremamente complicado, seguindo pelo meio do nada por um juntado de trilhas. 

Há de se cruzar um salar, em uma estrada estreita, para encontrar outra trilha do outro lado. Passa por cidades abandonadas e minas desertas. Altitudes até 4.300m somente. Um pouco ao sul do Paso Sico. A partir de 2014 foram montadas aduanas. Quem me mostrar uma foto ao lado da placa do Paso de Socompa, de carro ou moto terá a minha eterna admiração! Sem gasolina, sem água, sem comida...   ...sem nada. Mas muito interessante!


Que lugar agradável!!! - foto google






















- Paso de Sico. De Salta, por San Antonio de los Cobres a San Pedro de Atacama. Não passei (ainda...) e parece ser extremamente difícil por ser ermo, grandes altitudes e muita estrada ruim em rípio. É o único entre eles em que a fronteira não fica no lugar mais alto e sim em uma baixada. Um amigo meu se F&#@u por lá, com direito à varias fraturas e férias forçadas no hospital em Salta. 

Pelo caminho há os mágicos lagos de Tuyajto, Miniquis e Miscanti. Fica a 380km aprox. em linha reta ao norte do P. S. Francisco. Gasolina em S. P. de Atacama e em S. A. de los Cobres. 

Para se chegar a Los Cobres, pode -se subir por Salta, um caminho lindo e facílimo, ou via Purmamarca. 

Clique aqui para video de Salta até Los Cobres


 Repare no ripio fofo, me dá calafrios só de pensar ...   Foto google





















- Paso Guaitiquina, De San Antonio de los Cobres, Villa Catua a San Pedro de Atacama. Na verdade este caminho não existe. Menciono para não receber emails malcriados de experts no assunto... É uma trilha precária, uma estreita estrada delimitada por marcas de pneus no deserto. Fica há uns poucos quilômetros ao norte do Paso de Sico e não há aduana. Frequentado por alguns heroicos ciclistas. O único predicado deste caminho é passar ao pé do vulcão Lascar (alt.: 5.550m) que ainda está ativo e solta bastante fumaça, e pelo vulcão Chiliques (alt.: 5.770m). Ambos podem ser visto com menor risco da estrada do Paso de Sico.




Foto google


















- Paso de Jama. De Purmamarca a San Pedro de Atacama (veja capitulo dia 25 de dezembro 2011 e o vídeo) É todo pavimentado. Sai de Purmamarca e segue até San Pedro de atacama. Principal acesso ao atacama chileno e rota obrigatória para quem vai ao Peru. Fácil e Lindoooo, sobe até 4.780m. Ubicado a 75km aprox. em linha reta ao norte do Paso Sico.     ...Só chove quando eu passo por lá. Ha um acesso que leva a Bolivia, passa por magníficos vulcões e ao lado dos radiotelescópios do ALMA. Em susques, apesar da pobresa do lugar ha muito apoio, principalmente no complexo de hotel restaurante e gasolina chamado Pastos Chicos. Na aduana também existe  um ótimo posto (com lanchonete quente e uma pousada) de gasolina.
Acima: Nunca chove no Atacama??? (minha foto dez 2011)

Abaixo: Sentido Chile para a argentina: 19:00 - as aduanas fecham as 20:00. Ao fundo o salar de Jama (minha foto nov 2017)



Acima: o grande Salar de Jama, ao fundo o Cerro Jama, onde fica a aduana e dá nome ao lugar. Colossal!

Abaixo:o complexo fronteiriço - ha uma pousada e um posto com comida quente.( fotos novembro 2017)




Acima: O Salar de Aguas Calientes, coisa de 70km antes de San Pedro atacama.
Abaixo: O gigantesco Salar Salinas Grandes( fotos novembro 2017)


Acima: o complexo turístico Pastos Chicos, hotel comida muito boa, hospitaleiros e com combustível. Fica 3 km depois de Susques. Gerente do Hotel: Srta. Ximena, gerente da bomba de gasolina: o simpático Froilán!