quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em busca do El Dorado...




Enquanto eu espero o torneiro terminar uma peça de alumínio de R$ 10,00, resolvi ir adiantando alguns assuntos...

Quando me perguntavam " o que você vai fazer lá?" eu respondia: Fugir do programa do Fausto Silva!  Mas a vocês, fiés seguidores deste blog, eu devo uma resposta melhor.



Representação do rei Zipa em sua barca, navegando pelo lago Parime.  Museu do Ouro na Colombia


























Em algum lugar beeeem a Oeste de onde estou, por cima de umas montanhas  beeeem altas, em umm lugar beeem escondido, existe uma cidade chamada Manoa, à beira de um lago chamado Parime.

Parime é a capital de uma província riquíssima em ouro e uma vez por ano, seu rei, Zipa,  tem seu corpo coberto de ouro em pó, entra no lago e se banha, acumulando todo o ouro no fundo do lago, isto vem se repetindo desde os primórdios da civilização.



Ao longo do tempo a lenda foi beeeem aumentada, beeeem exagerada, beeeem modificada...  mas esta é, resumidamente, a lenda do El Dorado


Esta história fantástica começa a tomar corpo a partir de 1514 quando um índio Muísca (os Muíscas se intitulavam descendestes de Zipa) foi a San Francisco de Quito (atual Equador) pedir ajuda aos espanhóis para a guerra que seu povo travava contra outra tribo. Em troca, o indio levaria os Espanhois (totalmente obcecados por ouro) até o fantástico lago Parime.


Os índios Muísca se esforçaram em enganar os espanhóis!!!  Mostraram o lago Guatavita ( Colombia, norte de Bogotá) como sendo o verdadeiro Parime!!!   Ha relatos de muitos espanhois nadando aqui em busca de ouro...,  Foto site TravelBlog





















Para colocar mais tempero na história, Ainda existe a lenda do saque à Cuzco. O conquistador Francisco Pizzaro saqueou todo o império Inca, derreteu tudo o que encontrou e encaminhou de volta à espanha. No entanto, reza a lenda de que os Incas tiveram meses de preparaçaõ antes da chegada  de Pizarro à Cuzco e então esconderam seus tesouros (objetos de ouro e mumias de seus Reis, como por exemplo a múmia dHuayna Capac) em tuneis pela floresta.  Quando Pizarro chegou, alguns locais disseram não encontrar certos objetos e os espanhois não encontraram muitas coisas que eles haviam visto antes!  Então o espanhol se pôs a procurá-los. A coisa toda nunca foi encontrada e mais uma vez o tesouro perdido dos Incas se somou à lenda. 

Desde então, esta lenda tomou vários formatos, dependendo da região e dos gananciosos exploradores portugueses, espanhóis, ingleses, dos bandeirantes e da turma da serra pelada. 

Mas a essência sempre foi a mesma: em algum lugar nestas montanhas existe mais riqueza do que você almeja! 

Leia sobre as peripécias do fanático Francisco Pizarro e dos asceclas que o seguiam. Há ainda o Major Fawcett, Borba Gato, Eike Batista e outros.... Que trazem a noção da capacidade de mover e destruir que o El Dorado possui!!!

Eu também vim (varias veses) para estes cantos atrás do meu El Dorado. Embora eu tenha certeza de que o que é ouro não brilha e  nem todos que vagam por aí estão sem rumo... 



“All that is gold does not glitter,


Not all those who wander are lost"

J.R. Tolkien, The fellowship of the ring.




Férias forçadas...

Bem... como voces sabem, ontem o dia não acabou nada bem...


Logo as oito e meia o simpático taxista estava no hotel e fomos direto para a revendedora Yamaha.






O culpado: vazamento na saiida de alta pressão da bomba de gasolina....


Fui muitíssimo bem recebido!  gente Muito alegre  e mais do que disposta a ajudar. Haviam também vários outros viajantes e fiz novos amigos!


Mostrei onde era o vazamento, o Paulo e Fabiano da BMW de S Paulo ficaram comigo no celular ajudando muito. O Rafael, dono da limpíssima oficina até encontrou uma outra GS que poderia ser a doadora das peças. Mas eu não consegui nenhuma garantia de reposição, por que a tal da peça não existe no Brasil. Quando nos encontramos com o dilema, eu não esquentei a cabeça: vamos produzir uma em metal.


Neste instante estou no hotel esperando a tal peça ficar pronta....


Saldo do dia: descansei, conheci gente nova, agradeci que esta pane não ocorreu no meio da PQP e fiquei atormentando meus amigos no face book.


Vamos ver se a coisa fica pronta até as 17:00... daaaaiii eu vou repensar todo o roteiro!!!