quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

De Neuquén... ...a lugar nenhum!!!



Saí tarde de Neuquén, pela manha o céu estava nublado (temp. 24 graus) e eu imaginei que seria bom porque não sofreria com o calor...  hummmm quem dera. Gastei tempo procurando uma casa de cambio para me livrar de uma coleção de pesos Chilenos, depois tentando trocar o óleo da moto...

Neuquén é a capital da província de Neuquén, a única rica em petróleo. A cidade é beeem melhor do que eu imaginava, rica e em ordem com um comercio legal e sofisticado (para padrão interior da Argentina...).

Saindo da cidade, logo se entra na província de Rio Negro, a estrada que tenho que seguir é a única ligação importante, passando por dentro de várias vilas e cidades, resultado: filas de carretas e carros. Se anda devagar e o céu não estava nada encorajador.

Neste trecho do enorme platô que é o deserto, os rios Negro e Colorado (o original é este, onde a Bebel está é a cópia...) cavaram cada um seu Canyon largo e longo. Dentro do canyon do Rio Negro, o solo é fértil e por aqui só se vê cultura de frutas e todas as indústrias neste setor, de sucos a conservas.

 Do lado de dentro do vale o oásis, para cima do platô fica o deserto.


E chooooveee e ventaaaaaa....



Eu reclamei muito da estrada no vale, trafego obras e semáforos...  O pior estava por vir. Saindo do vale, subimos um pouco e de volta para o deserto. Daí a porca torceu o rabo!

O tempo foi fechando... 200 km de viagem e a coisa começa a ficar impossível. Chuva forte, pouqui´ssima visibilidade e muitas carretas e ônibus, ultrapassá-los não era nada divertido.

A temperatura foi caindo e caindo... Quando deu 18 graus eu parei para colocar o kit frio\ chuva, a garoa logo virou chuva, a temperatura foi para 14 graus e para completar o molho veio um vento lateral com rajadas de 40km\h.

Apareceu na estrada uma carreta da YPF, eu andei um tempão atrás dela, depois passei e resolvi voltar p detrás dela. Aguentei uns 120km deste clima até chegar a um confortável posto da YPF (realmente são bárbaros...) para um café quente pq gasolina eu tinha sobrando.

Choele Choel...

O motorista da carreta veio sentar comigo, tomar algo quente e foi muito amigo e útil. O caminhoneiro me disse que para frente de Choele Choel a estrada está nova e toda sinalizada. Mas me alertou sobre os ventos, que balançam a carreta dele... Imagina só. Realmente, voltei para a estrada, andei exatos 20 km e resolvi voltar para dormir na diminuta Choele Choel. Que fica a pelo menos 250km de nada...

Mira mamá!!! Dos estrellas!!!

Não é o Bates Motel, mas está quase...


Achei um chiquérrimo hotel de 2 estrelas e estou aqui, secando as roupas, vendo televisão, reprogramando tudo e reservando para talvez atrasar tudo um dia. 

Até a tempestade passar...





3 comentários:

  1. Oi kikoooo!!!
    Vim aki trazer boas vibrações...que esta tempestade passe logo e vc continue em segurança esta incrivel viagem.
    Tenha um pouquinho de paciência...sei que isto é uma missão dificil p vc...hehehe
    Beijos qrido!!!Silvana

    ResponderExcluir
  2. Fala Kiko, que maravilha de viagem, fotos incriveis!!! Keep going! Abraços Marcelo A.

    ResponderExcluir
  3. oi Gente!!!

    brigado pelo apoio !1 amanha tem mais keep going... o tempo levantou e amanha promete sol, ou pelo menos nada do que aconteceu até agora....

    abraços a todos!!!

    ResponderExcluir