sábado, 25 de dezembro de 2010

O que tem de interessante por aqui?




Aqui em San Rafael se produz a grande maioria daqueles vinhos argentinos que nos apresentam com orgulho nas churrascarias mais suspeitas...  mesmo assim o lugar é muito bonito!



Fui ao front desk do hotel para negociar um late check out e havia um casal sendo informado sobre as atrações locais. Não ouvi toda a palestra mas entedi que alguém falou algo sobre “ atravessar montanhas e desertos...” 

Péra!!!   Deserto???  montanha???  onde???


No sentido sul, a esqu. a Salina Diamantes, um lago de sal típico de desertos.

Acontece que San Rafael fica num platô a cerca de 700m de altitude. Acompanhando a Cordilheira dos andes corre uma pequena serra, e além desta um deserto de cerca de 60km de largura até o pé da cordilheira, já a 1300m de altitude. Para Leste desta serra fica San Rafael e um monte de outras vilas onde chove e no solo pedregoso se cultivam parreiras. A água vem dos rios formados pelo degelo, e estes também formam represas para geração de energia como a represa em Nihuil.


 A serra e as vinhas em San Rafael






 Voltando do deserto, se tem esta vista do vale verde de San Rafael e outras vilas.



A primeira imagem do deserto logo que se passa as montanhas. Temperatura de 27 graus e vento constante.


Kit sobrevivencia do explorador andinsta!!


O Graal ( o bar, não o cálice...) andino.


Represa e lago de Niuhil.



Olhando para o sul, Cordilheira do Andes ao Fundo

Passa por aqui um monumento nacional e lenda para quem viaja de moto (voce que tem Rarlei nunca ouviu falar...), trata-se da RA40, ou Ruta Austral, grande conhecida do amigo Izzi. Trata-se do trecho argentino da famosa Carrera Panamericana, que deveria começar no Texas  e ir até a Patagônia, e por motivos óbvios nunca ficou pronta. O trecho mexicano foi palco de corridas de carro e o trecho argentino é o Graal ( o calice, não o posto...) para quem viaja em moto de verdade. Neste pedaço, a RA40 ainda está em rípio (pequenas pedras que se soltaram dos andes e continuam soltas na estrada), e quem vem do norte passa pela RA144.


O passeio foi curto, 250km, mas sentir o silencio e vastidão do deserto, as montanhas ao fundo e finalmente fazer umas curvas com a moto sem as pesadas malas valeu o dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário