quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Parada Obrigatória!!!!

O que é isso????

 


Por estas bandas todos são católicos e fervorosos! É muito comum encontrar oratórios e pequenas capelas construídos à beira da estrada, todos cuidados e enfeitados, com flores, e velas (não meu amigo, num tem galinha e nem bode com charuto...).

Não mencionei no texto de ontem que o trecho andino era tão magnífico que eu andei muuuuito devagar, a moto fez 20,0 km\l ! Então, durante a subida ontem, do meu lado esquerdo vi um monte de coisas no chão coloridas e por uma grande extensão. chegando mais perto imaginei que uma carreta com garrafas PET tivesse tombado. 


Só que no meio delas há um santuário...  imediatamente declarei: Esta santa é a poderosa daqui!!  É a santa dos andinistas!!! Andei mais 50m, retornei, passei por ali e notei as pedras pixadas com nome da santa!  Mais cem metros retornei de novo, e estacionei debaixo de uma arvore do outro lado da estrada.


Camera em punho e a única preocupação era descobrir o nome da santamilagreira defensora de motociclista-longe-de casa.

Me postei diante da placa e solenemente li o nome da santa: “ Difunta Correa

PQP!!!

Difunta Correa!!! Como diria a Fabiana: Ooooxiii!!!!


Há varias placas, declarações de fiéis, umas quatro velas e um milhão de garrafas de água!!! Não esperei nem mais um segundo: fui até a moto buscar uma garrafa de água!!!

Uspallata fica dez minutos morro acima da catedral Correa. Parei no posto para comprar outra água e fui fazer a lição de casa. A moça da bomba de gasolina me disse que era um local de agradecimentos à difunta, quando eu mostrei interesse pela história ela disse que seu pai conheceu a Difunta e chamou o velho, o velho disse que quem conheceu mesmo foi o pai dele e tive que segurá-lo para não trazer o ancião!!!


Consta que a Sra. Correa acompanhava os exércitos de libertação Argentinos (guerra contra espanhois circa 1815), foi pega de surpresa com o Rio Mendoza seco, morreu de sede. MAS seu filho de colo sobreviveu porque tomou o leitae da mãe, então foi salvo. Entonces, todos param para a ajudar a senhora, com água, que em troca tem dado muita ajuda aos andinos e quem quer que acredite nela.



Bem, estou escrevendo de um confortável hotel no Chile, com toda a certeza Difunta Correa me ajudou muito!

Gracias gentil señora!!!



Um comentário:

  1. Oi Kiko,
    Tô achando que esta história da Difunta é para o cara diminuir a conta de luz.... quanta garrafa! Não tinha um medidor da CPFL ao lado ?...
    Te cuida !
    Tata

    ResponderExcluir