segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Paso de Jama De volta à cena do crime!


Hoje o planeta acordou em ordem, ou seja: chove na praia e faz sol no deserto.

Incluí alguns comentários em azul a partir de maio de 2012, acompanhe...

Dormi muito mal. No hotel havia um grupo extremamente barulhento de velhinhos pilotos de Volvo comemorando o 25 de dezembro. dormi mal mas acordei cedo pensando em só andar a pé pela cidade.




O problema é o vício de andar de moto, depois de alguns dias andando mais de 500km em um dia, no mínimo 6 horas em cima dela por dia, você não consegue ficar caminhando, lendo ou vendo lojinhas. Parece namorinho de adolescente: eu não consigo ficar longe da  Rocinante ...
  
Eu não aguentei a calma e o sossego nesta cidade modorrenta... O legal é que por onde quer se se esteja em São Pedro, você vê o Licancabur ao fundo. 

Totalmente inconformado com o que eu passei ontem e por não ter visto nada de um pedaço maravilhoso do planeta, eu resolvi retornar ao Paso de Jama, mais especificamente aos Montes de la Pacama, o último e mais alto (e problemático) trecho da viagem de ontem.

Mas eu saí do hotel totalmente despreparado, porque o plano era caminhar como qualquer outro turista pela cidade, sem casacos para frio e pasmem: de tenis!!!

Saindo do hotel me perco no labirinto que é isto aqui... tento marcar um tour astronômico mas os donos do telescópio  (cosnta que são bichas histéricas) sumiram. O tal do tour é o maximo!! Mas Por conta da tal da tempestade na Bolivia ( leia mais no post do dia 26), o céu ficou todas as noites encoberto por uma camada de cirrus. nem ví o céu estrelado do deserto! Aliás... eu NUNCA vi o céu estralado do Atacama.

Antes de sair da cidade o vulcão Licancabur e a serra de Pacama impressionam.

Vou Inverter as fotos e a narrativa... como se eu estivesse chegando da argentina...  fingindo que hoje é ontem.. entenderam? Não né...  never mind...  vamos lá!

Vindo da aduana argentina se encontra o salar de Aguas Calientes... Um de vários... de longe a água parece turmalina. Repare no tamanho da montanha e nos picos nevados. Isto na verdade é um parque nacional, Los flamingos. Atrás destas montanhas fica o salar de tara. eu tinha um passeio planejado até lá, não ha estradas só um caminho e estava tudo planilhado no GPS. Só faltou um detalhe: saber andar com a GS em terreno fofo e arenoso... Juro que eu tentei nesta manha, e mesmo com a moto sem malas eu não me senti seguro.




Acima: Do salar Aguas Calientes até o pico nevado são 1.100m de diferença...


Subindo direção N, as montanhas são sempre vermelhas, dependendo da incidencia do sol tomam outras cores.


Existem sempre pequenas lagunas ou pequenos  pântanos  como este, este é o maior que eu encontrei. Acredite, lá no fundo há muitos flamingos! 


Acima e abaixo: Este trecho do rio Quepiaco (acima e abaixo) faz parte do , Parque Nacional de los Flamingos e fica à sombra do magnífico vulcão Purico com 5.670m de altitude. 13:40 - 8,5°C

Abaixo: as fantásticas Vicunhas!!!  Ao contrário das Llamas, são pequenas, rápidas e medrosas.

























Estes pantanos formados pelo degelo se chamam Bofedais. Além dos insetos de sempre, não ha vida na água, na verdade ela cheira mal. Mas ha algo aqui que os flamingos adoram. Detéeeestam turistas! Quanto mais perto vc tenta chegar... mais longe eles vão...









Ao fundo a serra de Pacama, repare na cor do solo e no contraste com o azul e o branco... é tudo assim por aqui.








Vulcão Juriques!!!






Cadê o Boneco de neve?????



A montanhas ao fundo já são parte da Bolívia. A partir daqui, é só uma longa e reta descida até San Pedro.

















O ponto mais elevado. A linha vermelha é a fronteira com Bolívia. Mesmo no sol a temperatura era de 9C. Mas sem chuva tudo fica lindo!Lugar lindo!! eu estava congelando... me sentei no asfalto para esquentar. Os 9C não são tão frios assim... mas eu estava somente com duas camisetas e um tenis daqueles beeem ventilados...Eu me arrependo de não ter feito boneco de neve!!!













Acima. Chove na Bolívia, bom para a agricultura local (coca). A lagoa no fundo é a Laguna Verde, a água é verde claro de tanto arsênico. A foto não traz a grandiosidade das cores e nem o impacto da chuva na lagoa. 











Fronteira entre Bolivia e Chile, os vulcões Licancabur (5.890m ao fundo) e Juriques ( 5.600m).










A 500m: índios, Evo Morales, cocaneros, FARC... nada além de problemas...











Este vale é o Atacama. 2.400m abaixo de onde estou, e 20C mais quente.

Motor ligado ( para aquecer as mãos) e ponto morto por quase dez km...



Fiz questão de tirar esta foto! vejam no post anterior como estava este lugar 15 horas antes!!!San Pedro de Atacama fica naquela mancha verde à esquerda. 



 Mira mamá!!!  El Licancabur ( 5.890m) !!!



"The traveller sees what he sees, the tourist sees what he has come to see." -Gilbert K. Chesterton 




Nenhum comentário:

Postar um comentário